é .. cortei o cabelo.
Pra muitos isso não significaria quase nada, mas pra mim significou mto.
Eu tava era cansada de ter aquela cara de todo mundo, que relaxa o cabelo, no BN , ou em qq outro lugar, cansada de passar desperecebido por aí, e principalmente o estopin foi uma linda aula de quimica no pH em q eu , é claro, não estava prestando atenção.. e mais ou menos do fundo da sala fui vendo as cabeças femininas... era TUDO IGUAL .
Foi tipo assim a materializaçao de tudo que meus pais sempre me disseram, que eu sempre acreditei, sempre disse pras pessoas mas ,só agora percebo, nunca tinha assumido em mim mesma.
Pra quem não sabe, nunca se tocou, ou nunca percebeu, o cabelo é uma das partes do corpo em q a gente expressa muitas coisas, e inclusive onde a gente expressa os preconceitos, e racismos mesmo sem saber.
Quem nunca , às vezes sem querer, nunca usou a expressao cabelo ruim? Isso é tudo padrão de beleza. Um dia, o homem branco disse que era ruim ser preto, e isso foi ficando, ficando, e até hj (que vivemos numa falsa democracia racial) ainda achamos feio ter cabelo crespo, nariz largo, entre outras características. Pra quem não sabe, é ruim não se ver na tv, em comerciais, ver que a maioria dos presos são pretos, saber que vc é minoria numa escola de qualidade, é ruim quando te chamam de moreninho pra não ofender, é horrivel quando te comparam com algum negro , pq acham que preto é tudo igual. É estranho, vc ver todas as suas primas alisando o cabelo, e ficando esquisito, mas mesmo assim elas pensam que tá melhor do que era naturalmente. Justamente pq a todo tempo é dito indiretamente pra todo mundo que assim é melhor, mais bonito. É UMA PRISÃO .
E não é pro leitor ficar, com peninha... é so pra saber, se é que nao sabe, ou entender, se é que não entende, o quão complexa ainda é a questão racial, desse país que nada mais é uma diáspora africana.
Seria hipocrisia, dizer sou totalmente contra qualquer tipo de alisamento, até pq cada um é dono da sua cabeça, e as pessoas tem direito de fazer o que quizerem com ela , e eu relaxei o cabelos várias vezes também, mesmo tendo consciência disso tudo.
Na verdade eu sou contra a prisão... pq não alisar num dia, deixar natural , trançar, fazer black power, pintar, por aplique ou fazer dread no outro ? o meu desejo mais profundo pra sociedade, era q estivessemos livres pra fazer o q quizessemos, sem o julgamento dos outros. Não digo nem sem julgamento.. mas sem o espando, pq afinal a Beleza é completamente relativa.
Esses padrões, surreais, que nunca vão fazer parte completamente da realidade Brasileira, deixam as pessoas infelizes, insatisfeitas consigo, pq nunca seremos nem o que mostra a novela da globo, nem o que mostra gossip girl. Somos tão miscigenados que não temos padrão nenhum, e aí que está a diversidade, que é uma das coisas mais lindas desse mundo .
Enfim, voltando ao MEU cabelo, não disse que vou ficar com ele assim pra sempre, pode ser q amanhã eu decida vazer uma chapinha ( acho q não_ rs) mas foi realmente meu instrumento de libertação.